Outras Perícias
O teste do polígrafo no Brasil | Maquina da verdade, detector de mentiras profissional
Realizar um teste do polígrafo profissional no Brasil não é tão fácil como se pode pensar. Existem muitos poucos profissionais que têm acesso à tecnologia e ainda mais importante, aos conhecimentos necessários para poder aplicar um exame deste tipo.
Em Peritos Brasil trabalhamos com expertos de longa trajetória nesta ciência. Peritos formados no exterior, com testada experiência internacional que aplicam a sua sabedoria nos diferentes casos nos quais é utilizado o polígrafo, detector de mentiras ou maquina da verdade como também é conhecido este instrumento médico.
O teste do polígrafo no Brasil
O teste do polígrafo no Brasil é uma ciência forense bastante nova. Mesmo se no Brasil esta técnica está na sua fase de infância, a poligrafia tem mais de um século de aplicação. Devemos ir até os Estados Unidos para ver uma maior utilização do instrumento, sobretudo em casos criminais.
No Brasil o polígrafo tem sido utilizado em programas de entretenimento e em contadas ocasiões em casos da vida real. Algumas empresas, a maior parte das vezes multinacionais, já aplicaram o teste do polígrafo nos seus recursos humanos mas tem sido uma prática esporádica.
A pouca utilização se deve em grande parte à falta de especialistas capazes de aplicar esta técnica de forma profissional e a um nível que pode ser considerado científico forense.
Em Peritos Brasil temos os profissionais que se dedicam exclusivamente a testes forenses e que têm os conhecimentos para poder adotar esta ciência como evidencia para a justiça.
Como funciona um teste do polígrafo?
Um teste do polígrafo tem um procedimento standard. Os passos a seguir são comuns e se aplicam a quase todas as técnicas utilizadas durante um teste. O processo tem as seguintes fases:
  1. Discussão do tema a investigar e explicação do teste
  • Assinatura do documento de consentimento por parte do examinado
  • Explicação do polígrafo e do teste
  • Entrevista prévia ao teste
  • Recolhimento de dados fisiológicos com polígrafo
  • Redação do parecer pericial
  • Para quê é utilizado o polígrafo?
    O teste do polígrafo é normalmente utilizado quando existe desconfiança na versão dada por alguma parte. Isto se pode dar tanto a nível particular, empresarial ou em um caso legal ou da justiça.
    • A nível particular o polígrafo é utilizado para questões como infidelidade, roubo, furto, falsas acusações, provar inocência, etc.
  • A nível de empresa um exame poligráfico é aplicado para casos de roubo, furto, espionagem industrial, seleção de recursos humanos, abuso de poder, etc.
  • Quando se trata de justiça o polígrafo pode ser utilizado em diferentes etapas e entidades da justiça.
  • - Pode ser aplicado numa fase de investigação de um caso, por exemplo quando a polícia está na fase de instrução de um caso, que normalmente é criminal.
    - O teste também pode ser utilizado pelas partes, em geral, pela defesa para defender o seu cliente. Muitas vezes, quando a principal prova é uma acusação testemunhal ou as evidencias são circunstanciais, a defesa apresenta um teste do polígrafo do seu cliente para fortalecer a presunção de inocência.
    - Em alguns casos o teste também pode ser apresentado para reabrir um caso encerrado, especialmente quando existem fortes indícios da inocência de um condenado.
    Quanto custa um teste do polígrafo, qual é o preço de um teste?
    Submeter-se a um teste do polígrafo forense tem um valor, preço. Conseguir um especialista que possa cumprir com todas as condições para poder aplicar um teste válido não é tarefa fácil.
    O preço de um teste poligráfico normalmente depende de diferentes variáveis que são:
  • Tipo de teste (teste de filtro, teste específico, teste especifico legal provatório)
  • Quantidade de pessoas que se submetem ao teste
  • Lugar onde é realizado o teste (Gastos de viagem, estadia do técnico)
  • orçamento ou contatar com Peritos Brasil ao email: peritosbrasil.oficial@gmail.com